用葡萄牙语讲述历史8

文章作者 100test 发表时间 2007:03:14 20:35:09
来源 100Test.Com百考试题网


PRAIEIRA

Caracterizaç.ã.o do movimento.

Revoluç.ã.o, insurreiç.ã.o, rebeliã.o, levante, revolta - sã.o classificaç.õ.es que têm sido atribuídas ao movimento praieiro pelos historiadores, que também discordam quanto aos objetivos dessa convulsã.o. Mas sã.o todos unâ.nimes em que uma das características que o definiram foi sua feiç.ã.o de guerrilha.

O título praieiro advém da rua da Praia, em Recife, onde Luís Roma e Joã.o Batista de Sá imprimiam o Diário Novo, órgã.o do grupo político que comandava o movimento. A partir de setembro de 1844, este periódico recebeu o apoio do General José Inácio Ribeiro de Abreu e Lima, que se deslocou do Rio de Janeiro para Recife.

O movimento foi, para alguns, exclusivamente político, sem fundo ideológico, e limitado a Pernambuco, sem conseqüências de â.mbito nacional. Para outros, foi um movimento nativista, com acentuada xenofobia. Seus adeptos reivindicavam a nacionalizaç.ã.o do comércio varejista, a exclusã.o dos portugueses nã.o ligados a brasileiros por laç.os familiares. O Exército foi mais uma vez convocado para pacificar uma Província conflagrada.

Mudanç.as políticas.

Em 1844 caiu o Gabinete Conservador e, a partir daí, os liberais pernambucanos procuraram fortalecer-se, prevenindo-se para a hipótese de queda eventual do Gabinete de seu partido, o que constituiria uma rotina parlamentar. Iniciaram a distribuiç.ã.o de empregos a amigos e correligionários - uma prática política da época -, preparando-os para futura defesa de suas posiç.õ.es.

Em 31 de maio de 1848, nova mudanç.a política ocorreu. A dissoluç.ã.o da Assembléia Geral e conseqüente subida dos conservadores ao poder, em 29 de setembro, produziu, no Partido Liberal pernambucano, reaç.ã.o semelhante à dos mineiros e paulistas em 1841. Os liberais pernambucanos decidiram preparar-se para o embate. Ademais, havia um certo mal-estar na Província, em conseqüência das más condiç.õ.es de vida e da propaganda livre de ideologias revolucionárias, que criava um clima de tensã.o.

O Presidente Herculano Ferreira Pena tentou acalmar e controlar a situaç.ã.o. Procurou fazê-lo mediante a demissã.o de autoridades policiais do interior, praticantes de abusos e desmandos, mas com isto acendeu-se o estopim da revolta.

Começ.a a revolta.

Situaç.ã.o em Pernambuco 1848-1849

A 7 de novembro de 1848, os primeiros grupos armados de praieiros juntaram-se na localidade de Igaraç.u e seguiram para Nazaré, bloqueando, desde logo, as comunicaç.õ.es de Recife com o interior da Província. Cerca de 300 a 400 guardas nacionais foram entã.o preparados para a luta. Ao mesmo tempo os rebeldes difundiam violenta propaganda contra o Presidente da Província, objetivando conseguir a um só tempo o apoio da populaç.ã.o e a desmoralizaç.ã.o das autoridades. Firmino Antô.nio de Sousa, Chefe de Polícia, e o Capitã.o Isidoro da Rocha Brasil, com uma centena de praç.as, saíram ao encontro dos insurretos, mas, em face do efetivo e da técnica de guerrilha empregada pelos adversários, compreenderam a necessidade de apoio efetivo para enfrentar a situaç.ã.o. No dia 10 de novembro, o Coronel José Vicente Amorim Bezerra, com o 4° Batalhã.o de Artilharia a Pé, reforç.ado por policiais e 80 guardas nacionais, foi designado para empreender a aç.ã.o contra os praieiros.

Embora os grupos inimigos, utilizando o fator surpresa, em operaç.õ.es limitadas, terem conseguido retardar as forç.as do Exército, estes lograram recalcar o adversário até a regiã.o do engenho Mussupinho, onde se travou violento combate, cabendo a vitória às forç.as legais.



相关文章


2006年考试之Oinício
德语应急口语——在旅途中
2006年世界语:两只蝴蝶
德语指导:德语谚语
用葡萄牙语讲述历史8
2006年世界语:疑义相与析
2006年世界语:你会使用连词“kaj”吗
常用德文短句1-招呼、問候
用葡萄牙语讲述历史7
澳大利亚华人论坛
考好网
日本华人论坛
华人移民留学论坛
英国华人论坛