用葡萄牙语讲述历史5

文章作者 100test 发表时间 2007:03:14 20:35:19
来源 100Test.Com百考试题网


A REGÊ.NCIA - UM BREVE PANORAMA SÓ.CIO-POLÍ.TICO

Heranç.a do 7 de abril.

O 7 de abril fora o ápice de um movimento orientado mais contra os processos políticos do Imperador do que contra sua pessoa. Ao abdicar, D. Pedro I deixara um país em crise. Na verdade, a vida da jovem naç.ã.o fora agitada desde os primeiros dias. Como se viu, a independência política teve de ser respaldada pela forç.a das armas em várias Províncias. O sentimento antiportuguês nã.o deixou de crescer e de influenciar a direç.ã.o dos negócios públicos.

Vários fatores contribuíram para o desfecho do 7 de abril de 1831. Entre eles, o acirramento das paixõ.es políticas. as divergências de opiniã.o dos estadistas brasileiros, cada qual, é verdade, buscando a seu modo o bem da pátria. o sentimento federalista, dominante em diversas Províncias, em contraposiç.ã.o à diretriz unitarista exigida pelo momento. a indisciplina nos quartéis, conduzindo alguns segmentos do Exército a motins e a manifestaç.õ.es partidárias. o temperamento impetuoso de D. Pedro I, que o levou, entre outras coisas, a dissolver a Assembléia Constituinte de 1823 e a outorgar no ano seguinte uma Carta liberal, que Euclides da Cunha chamou de "bizarro contra-senso da liberdade doada, arrogantemente, por decreto". Esse temperamento impetuoso do Imperador o pô.s em atrito com a Assembléia Legislativa, a ponto de, na Fala do Trono, em geral longa e repleta de consideraç.õ.es, por ocasiã.o do término dos trabalhos da primeira legislatura em 1829, limitar-se a dizer apenas: "Está encerrada a sessã.o". O ressentimento contra os portugueses. a perda da Província Cisplatina. e a prisã.o e o desterro de homens eminentes, como os Andradas - tudo isso contribuiu para o desfecho inesperado, a 7 de abril de 1831. A despeito do afastamento de D. Pedro, muitos desses fatores continuaram atuando na vida política e administrativa do país.

Soluç.ã.o imediata: Regência Provisória.

Houve homens que mantiveram a cabeç.a fria no auge da crise deflagrada pela renúncia do Imperador e encontraram no mesmo dia a soluç.ã.o da Regência Provisória. Uniram-se civis e militares em torno da fórmula salvadora. Reunidos no Senado, os parlamentares presentes elegeram os integrantes da regência trina: Brigadeiro Francisco de Lima e Silva (era o Comandante das Armas), Senador Nicolau de Campos Vergueiro (batalhador pela independência e liberal convicto) e o Senador José Joaquim Carneiro de Campos, Marquês de Caravelas (um liberal moderado).

Exaltaram-se os revolucionários ardentes de ontem ao ouvirem a pregaç.ã.o moderada e patriótica de Evaristo da Veiga, opondo-se à demagogia e ao radicalismo. Compreenderam eles, assim como os que assumiram o governo, o que se esperava da Regência: "um ponderador das agitaç.õ.es nacionais, um volante regulando a potência de revolta de tantas forç.as disparatadas".

Agruras da Regência Permanente.

Tendo sido reguladas por lei as funç.õ.es da Regência, a Assembléia Geral, a 17 de junho de 1831, elegeu três membros para integrar a Regência Permanente: dois eram deputados, José da Costa Carvalho, de Sã.o Paulo, e Bráulio Muniz, do Maranhã.o, e um militar, o Brigadeiro Lima e Silva.

Nã.o seria de paz o caminho a seguir pelo governo. Para a pasta da Justiç.a foi chamado um homem de vontade férrea - o Padre Diogo António Feijó, a quem caberia sofrear o ímpeto da torrente revolucionária.

A rebeliã.o estava de novo nas ruas. A 12 de julho sublevou-se o 26º. Batalhã.o de Caç.adores, mas foi dominado pela Guarda Municipal e rendeu-se, sendo deslocado dois dias depois para a Bahia. Na noite de 13 para 14 insurgiu-se a Divisã.o Militar de Polícia da Corte e a tropa espalhou-se indisciplinadamente pela cidade amedrontada. O governo entã.o recorreu aos oficiais superiores do Exército e os revoltosos cindiram-se. algumas unidades, inclusive da Marinha, apresentaram-se para a defesa das instituiç.õ.es. Improvisou-se o Batalhã.o dos Oficiais-Soldados Voluntários da Pátria, o Batalhã.o Sagrado, com mais de 400 oficiais de todos os postos e cujo subcomandante era o Major Luís Alves de Lima e Silva, por excelência um guardiã.o da lei. Para comandante fora escolhido o Brigadeiro José Manoel de Morais. Os rebeldes acabaram por dispersar-se e a corporaç.ã.o foi, entã.o, extinta Ficaria a liç.ã.o e, a 18 de agosto, a Regência criava a Guarda Nacional, sentinela da Constituiç.ã.o jurada. A nova Forç.a Terrestre, no entanto, em breve seria envolvida pelos partidos políticos, desvirtuando o seu papel militar. Em 22 de outubro, o Ministro Padre Feijó organizou o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, com a missã.o de policiar a cidade do Rio de Janeiro. No mesmo mês amotinou-se na ilha das Cobras uma unidade da Marinha, por instigaç.ã.o de Cipriano Barata, mas as tropas legais levaram os rebeldes à rendiç.ã.o. Na Paraíba houve tumultos. em Pernambuco uma legiã.o patriótica de estudantes, milicianos e alguns cidadã.os conseguiu vencer a soldadesca insurgida. Dois meses depois agitou-se de novo aquela Província e uma vez mais contou o governo local com voluntários para junto à Guarda Nacional subjugar os soldados e civis rebelados. O Ceará foi agitado de janeiro a outubro por um antigo partidário de D. Pedro I, até que o General Pierre Labatut restituísse a ordem. Ainda em 1832 registrou-se no Rio de Janeiro a Abrilada, sob a lideranç.a do Major Miguel de Frias, seguida de outro movimento rebelde a mando de um mercenário estrangeiro, o Barã.o Hugo Hoiser, mas as forç.as legais conseguiram reprimir os sediciosos.

As reformas.

Feijó demitiu-se, e com ele todo o ministério, em 26 de julho de 1832, depois de obra ingente em prol da integridade nacional. estava desgostoso pela oposiç.ã.o inclemente movida pelo Senado. fora também vencido na sua proposiç.ã.o de demitir José Bonifácio das funç.õ.es de tutor dos filhos de D. Pedro I, no seu propósito de acelerar a reforma constitucional e no pretendido golpe de Estado que removeria o obstáculo daquela Casa por demais conservadora.

As reformas chegavam através do Ato Adicional, um decreto legislativo de 21 de agosto de 1834, que introduziu importantes modificaç.õ.es na Constituiç.ã.o, destacando-se, de um lado, a que instituía a Regência Una e, de outro, a que concedia maior autonomia às Províncias. Fortalecia-se o poder executivo, encarregando-se dele um só governante: reconhecia-se a necessidade de uma direç.ã.o unitária e estabelecia-se a monarquia federativa.


相关文章


2006年世界语:疑义相与析
2006年世界语:你会使用连词“kaj”吗
常用德文短句1-招呼、問候
用葡萄牙语讲述历史7
用葡萄牙语讲述历史5
2006年世界语:鸭子
德语指导:德语短句
常用德文短句2-告別
用葡萄牙语讲述历史6
澳大利亚华人论坛
考好网
日本华人论坛
华人移民留学论坛
英国华人论坛