用葡萄牙语讲述历史6

文章作者 100test 发表时间 2007:03:14 20:35:28
来源 100Test.Com百考试题网


A BALAIADA

Balaiada foi um movimento subversivo irrompido em uma pequena vila maranhense que se alastrou por toda a Província e ameaç.ou as regiõ.es vizinhas. Recebeu o nome de Balaiada em referência a um de seus líderes, o fabricante de balaios Manuel Francisco dos Anjos Ferreira, apelidado Balaio. Era um típico representante do Nordeste, homem resistente, de tez morena e cabeç.a achatada.

Se a separaç.ã.o maranhense tivesse se consumado, causaria grande transtorno em nossa configuraç.ã.o territorial, afetando a integridade nacional.

Situaç.ã.o do Maranhã.o em 1838.

O Brasil atravessava o difícil período da Regência, em que forç.as desagregadoras ameaç.avam a unidade nacional. Sobre a época, Viriato Corrêa escreveu:

"Das fases históricas do Brasil, foi a Regência a mais curiosa e a mais brasileira, por ter sido aquela em que se firmou definitivamente o cunho da nossa nacionalidade".

As divergências políticas maranhenses estavam exacerbadas. O grupo situacionista ou conservador era apelidado Cabano pelos adversários, que queriam confundi-lo com o que agira em Pernambuco e no Pará. Ficava na oposiç.ã.o o Partido Liberal que ganhou o apelativo de Bentevi, em decorrência do jornal editado por seus correligionários, propriedade de Estêvã.o Rafael de Carvalho.

Uma série de acontecimentos graves vinha intranqüilizando a vida maranhense. O Presidente da Província, Vicente Camargo, mostrou-se incapaz de conter o confronto político. Os crimes aumentavam os ódios facciosos. No interior, encerrada a luta pela independência, centenas de antigos combatentes nã.o conseguiram ocupaç.ã.o permanente.

Vila da Manga, estopim.

Na pequena vila da Manga, situada na margem esquerda do rio Iguará, distante 12 léguas da capital, em dezembro de 1838 ocorreu uma desordem sem importâ.ncia em si, mas que foi explorada pelo partido dos Bentevis, transformando-se no verdadeiro estopim da Balaiada.

Raimundo Gomes Vieira Jutaí, vaqueiro nascido no Piauí, a serviç.o do Padre Inácio Mendes de Morais e Silva, ao passar pela vila teve alguns de seus companheiros presos pelo subprefeito local. Entre eles estava seu irmã.o, acusado de homicídio. O subprefeito era cabano. o fazendeiro, bentevi. Nã.o conseguindo a libertaç.ã.o dos prisioneiros, Raimundo Gomes retirou-se, ameaç.ando voltar no dia seguinte para libertar o irmã.o e os outros. A 13 de dezembro entrou na vila com mais nove companheiros, arrombou a prisã.o e soltou os prisioneiros. As vinte e poucas praç.as encarregadas da defesa incorporam-se ao bando. Em 2 de janeiro Raimundo Gomes e seu bando entraram na vila do Brejo, onde receberam a adesã.o de Manuel Francisco dos Anjos Ferreira, o Balaio, que imediatamente se intitulou general em chefe das forç.as bentevis.

Os rebeldes animaram-se e conseguiram a adesã.o de outros fugidos da lei, aumentando o grupo dia a dia. "A Balaiada logo tomou o caráter de vinganç.a de pretos e mulatos, aliados a índios e cafuzos, desprovidos de terras e direitos, contra os portugueses e seus descendentes nã.o mesclados, que integravam a classe dos poderosos".

A forç.a insurreta contava com um efetivo razoável, dada a adesã.o de outros grupos liderados também por chefes sem escrúpulos, como Lívio Lopes Castelo Branco, Pedro Moura, Milhomens, Mulungueta, Tempestade, Gaviã.o, Pedregulho e Macambira. O movimento ampliava-se.

Raimundo Gomes tornou-se um perigo para a ordem pública, já que era chefe de uma revolta sem ideal, sem bandeira e sem outros objetivos senã.o o saque e a obtenç.ã.o de vantagens pessoais. "O colorido político era aí mero pretexto para demonstraç.õ.es do mais desenfreado banditismo sertanejo", escreveu Hélio Vianna.

Pouco se podia fazer para contê-los. A reaç.ã.o começ.ou com a iniciativa do prefeito de Itapicuru-Mirim que contava com 40 guardas nacionais mal armados. Mas nã.o chegou a haver um encontro. O Exército tinha efetivos muito reduzidos na área e nã.o fora solicitado a intervir. E Manuel Felizardo de Sousa e Mello, empossado Presidente da Província em 3 de març.o de 1839, nã.o conseguiu perceber a gravidade da desordem.

Marcha da morte.

Havia necessidade de providências urgentes, principalmente pelas notícias chegadas sobre o procedimento dos sediciosos nas vilas e fazendas encontradas pelo caminho. Eles saqueavam e destruíam tudo, em aç.õ.es isoladas e sem coordenaç.ã.o. Ficou famosa a investida do Balaio e seu grupo sobre a fazenda Angicos, em març.o de 1839, por causa da crueldade com que os balaios trataram os vencidos.

Os revoltosos resolveram marchar sobre a cidade de Caxias. Sem contar com a ajuda da capital, também ameaç.ada, Joã.o Paulo Dias Carneiro, valendo-se de sua autoridade na comarca de Caxias, convocou o povo para grande reuniã.o pública a fim de tomarem deliberaç.õ.es exigidas pela situaç.ã.o. Teve um papel preponderante no plano de defesa da cidade o Capitã.o Ricardo Leã.o Sabino, que obtivera experiência militar quando participara como voluntário de campanha em Portugal, nas fileiras de D. Joã.o VI. Conseguiu-se organizar um corpo com mais de mil homens, constituído de oito companhias comandadas por um capitã.o e tendo 16 tenentes e 32 alferes, todos comissionados por Dias Carneiro. Organizou-se também um esquadrã.o de cavalaria e um grupamento de artilharia sob o comando do Capitã.o Sabino. Reformulou-se o plano de defesa, que continha entrincheiramentos, tendo as mulheres recebido a atribuiç.ã.o de operar o remuniciamento. Graç.as à organizaç.ã.o militar, embora improvisada, pô.de o povo de Caxias resistir heroicamente a um cerco de 46 dias.

Ú.ltimo cartucho.

Por fim a situaç.ã.o tornou-se insustentável. Os defensores estavam exaustos. Entã.o, o Capitã.o Sabino preparou o canhã.o e acenou para os rebeldes, fazendo-lhes uma alocuç.ã.o, como se fossem partidários dele. Pediu-lhes que se aproximassem e quando estavam na distâ.ncia desejada ergueu um viva ao Imperador e pô.s-se a tocar o hino nacional com uma pequena flauta. Diante do estarrecimento dos balaios, ouviu-se a descarga de um tiro de canhã.o, desferido por Sabino. Houve um pâ.nico geral. tinha sido deflagrado o último cartucho das forç.as defensoras. A desordem dos balaios propiciou tempo para que os legalistas se retraíssem, deixando a cidade entregue aos revoltosos.

Arrancada sobre a capital. Morte do Balaio.

Conquistada a cidade de Caxias (1º. de julho de 1839), os balaios, empolgados com a lideranç.a alcanç.ada no â.mbito do Partido Bentevi, decidiram dirigir-se a outros objetivos.

Raimundo Gomes resolveu enviar uma comissã.o a Sã.o Luís com o objetivo de solicitar a deposiç.ã.o das armas ao Presidente Vicente Camargo, que encaminhou a petiç.ã.o ao Rio de Janeiro.

Os chefes rebeldes nã.o se entendiam bem. As ambiç.õ.es pessoais sobrepunham-se ao interesse comum. Depois de dominarem determinada regiã.o e gastarem seus recursos, os balaios deixavam-na em busca de outra mais promissora.


相关文章


用葡萄牙语讲述历史5
2006年世界语:鸭子
德语指导:德语短句
常用德文短句2-告別
用葡萄牙语讲述历史6
2006年世界语:关于中国的最新笑话
用葡萄牙语讲述历史4
在医院(imKrankenhaus)
2006年网上收听世界语广播
澳大利亚华人论坛
考好网
日本华人论坛
华人移民留学论坛
英国华人论坛