葡萄牙语阅读之BATALHÃ.ODECAÇ.ADORES3

文章作者 100test 发表时间 2007:03:14 20:36:13
来源 100Test.Com百考试题网


Com a Independência, é elaborada a “Tabela de Nova Organizaç.ã.o, que transforma o 3º. Regimento de Fuzileiros da Corte, em 4º. Batalhã.o de Caç.adores, com sede no Rio de Janeiro.

Em 1824, eclode, em Pernambuco o movimento republicano, separatista, conhecido como a “Confederaç.ã.o do Equador”. Para combate-lo, parte do Rio de Janeiro a 3ª. Brigada de Infantaria, sob o comando do Brigadeiro Francisco de Lima e Silva (pai do Duque de Caxias). Integrando esta Brigada, lá estava o 4º. Batalhã.o de Caç.adores.

No ano seguinte, vamos encontrar o 4º. Batalhã.o, agora de Infantaria Ligeira, participando da guerra contra a Argentina (1824-1828), onde destacou-se de maneira marcante no combate de Passo do Rosário, retornando para o Rio de Janeiro somente em 1832.

Novas denominaç.õ.es foram sendo dadas a esta unidade. Em decreto de 2 de agosto de 1832, passa denominar-se 2º. Batalhã.o de Caç.adores, em 19 de abril de 1851, passa a ser o 10º. Batalhã.o e no ano seguinte, em 30 de setembro, denominar-se-á 9º. Batalhã.o de Caç.adores, com sede em Recife.

Ao deflagrar-se a Guerra da Tríplice Alianç.a, o 9º. Batalhã.o segue para o teatro de operaç.õ.es, integrando a 9ª. Brigada de Infantaria. Permaneceu no teatro de operaç.õ.es por cinco anos, participando de inúmeros combates onde sempre foi destaque. Na Batalha Naval de Riachuelo, combateu como tropa embarcada. Prosseguiu combatendo em: Potrero Obella, Tayi, Estero Bellaco, Piquiciri Avai onde tombou seu comandante, o Tenente-Coronel Francisco de Lima e Silva, atual Patrono do 62º. Batalhã.o de Infantaria, de Joinvile. Assume, entã.o, o comando do Batalhã.o o Major Floriano Vieira Peixoto, futuro Presidente da República. Sob este comando, o 9º. Batalhã.o participou dos combates de Lomas Valentinas, Itá-ibaté, Angostura, Peribebui, Campo Grande e por fim esteve presente em Cerro Corá, onde tombou o Marechal Francisco Solano Lopes, Presidente do Paraguai, dando fim a guerra.

O 9º. Batalhã.o, retorna ao Brasil, em 1870, tendo como destino Recife. Agora com a denominaç.ã.o de Batalhã.o de Infantaria Ligeira. Permanece na guarniç.ã.o até 1888, quando é transferido para Salvador, na Baía, com a denominaç.ã.o de 9º. Batalhã.o de Infantaria (Dec 10.015, de 18 de agosto de 1888).

É. este 9º. Batalhã.o de Infantaria que, nos idos de 1896-1897, participou ativamente de todas operaç.õ.es contra a Insurreiç.ã.o de Canudos, no sertã.o baiano. Uma sua Companhia, sob o comando do Tenente Manoel da Silva Pires Ferreira constituiu a 1ª. Expediç.ã.o, travando encarniç.ado combate corpo-a-corpo com os jagunç.os, em Uauá, em 21 de novembro de 1896. Contribuiu com a maioria do efetivo da 2 ª.Expediç.ã.o, sob o comando do Major Febrô.nio de Brito. Eram ao todo 500 homens armados de Camblain e Manlinchen, mais dois canhõ.es Krupp e duas metralhadoras Nordenfeldt, que enfrentaram os insurretos no combate de Mulungu, por cinco horas, e no dia seguinte foram levados a enfrentar cerca de 4.000 jagunç.os dos quais 800 ficaram no campo de batalha.

Um mês depois, retorna o 9º. Batalhã.o de Infantaria, agora com todo o seu efetivo, sob o comando do Coronel Tamarino, integrando a Brigada do Coronel Antô.nio Moreira Cesar. Constituindo a ala direita da Brigada, o 9º. Batalhã.o investe contra Canudos. Lamentavelmente, após sete horas de combate encarniç.ado, tomba mortalmente ferido o Coronel Moreira Cesar, tendo o Coronel Tamarino assumido o comando das operaç.õ.es. No dia seguinte, após violento ataque dos insurretos é ordenada a retirada. Uma massa humana investe contra o 9º. Batalhã.o e a retirada resulta em uma desastrosa debandada. O Coronel Tamarino cai ferido. É. aprisionado, empalado e degolado pelos jagunç.os.

Os insucessos do 9º. Batalhã.o foram conseqüências do pouco caso que o Império tinha com suas Forç.as Armadas, após a Guerra da Tríplice Alianç.a, deixando-as sucateada, mal armadas e mal equipadas. As reformas do início da república nã.o chegaram a sanar estas deficiências.

Apesar do insucesso do Coronel Tamarino, nas operaç.õ.es do cerco final a Canudos lá estava, o 9º. Batalhã.o, combatendo até a vitória final.

Na grande reestruturaç.ã.o do Exército, em 1908, foram reunidos sob a denominaç.ã.o de 5º. Regimento Infantaria, os efetivos do 9º. Batalhã.o de Infantaria, da Bahía, três Companhias do 33º. Batalhã.o de Sergipe e mais três do 35º. do Pauí. Sua sede passou a ser Porto Uniã.o, em Santa Catarina, sendo ano seguinte transferido para Ponta Grossa, no Paraná.



相关文章


世界语的有关文件(补充)
德语会话基础:看病_在药房BeimArzt_InderApotheke
葡萄牙语的“我爱你”怎么说
2006什么是世界语
葡萄牙语阅读之BATALHÃ.ODECAÇ.ADORES3
葡萄牙语国家共同体
2006年世界语:关于重申将世界语作为第二外语的
德语会话基础:在银行AufderBank
关于开设世界语课程的通知
澳大利亚华人论坛
考好网
日本华人论坛
华人移民留学论坛
英国华人论坛