Primeirochoques

文章作者 100test 发表时间 2007:03:14 20:34:42
来源 100Test.Com百考试题网


Segundo o manifesto de Bento Gonç.alves, divulgado a 25 de setembro de 1835, a revoluç.ã.o desejava apenas afastar o Presidente. Mas outros focos do movimento surgiram no interior do Rio Grande. Na vila de Rio Pardo legalistas e revolucionários defrontaram-se ameaç.adoramente. Bento Gonç.alves acudiu, assegurando o reconhecimento do novo Presidente.

O Tenente-Coronel Joã.o da Silva Tavares, Comandante da Fronteira do Rio Grande, embora soubesse do levante, nã.o aderiu, ficando em expectativa. Rafael Verdun, Coronel da Banda Oriental e amigo de Bento Gonç.alves, resolveu combatê-lo, à frente de pequeno grupo em que predominavam orientais. Junto à Capela do Herval houve um violento choque entre cavaleiros e Verdun, vencido, escapou rumo à fronteira, deixando para trás muitos mortos e feridos.

Fernandes Braga chegou à cidade de Rio Grande a 28 de setembro e buscou apoio, naturalmente entre os que nã.o eram simpáticos ao movimento. O Marechal Sebastiã.o Barreto, Comandante das Armas, lanç.ou uma proclamaç.ã.o em Taquarembó, concitando os rio-grandenses a combater, e marchou na direç.ã.o de Sã.o Gabriel, acompanhado por cerca de 200 homens. Ao aproximar-se da cidade, em 4 de outubro, soube que os revolucionários dominavam a praç.a e que o 3º. Regimento aderira ao movimento. retirou-se, em conseqüência, para o Uruguai.

Alguns legalistas liderados pelo Major Manuel Marques de Sousa, mais tarde Conde de Porto Alegre, e alguns revolucionários sob a chefia do Capitã.o Manuel Antunes de Porciúncula, cunhado de Bento Gonç.alves, mobilizaram meios para lutar na regiã.o de Pelotas. Avisado sobre a situaç.ã.o, Silva Tavares, que vinha de Jaguarã.o, acelerou a marcha e conseguiu juntar-se a Marques de Sousa. Na tarde de 14 de outubro ambos lanç.aram-se contra Porciúncula e derrotaram-no. Após a vitória, Marques de Sousa dirigiu-se para Rio Grande.

Tavares recebeu informaç.õ.es de que o Tenente-Coronel Antô.nio Neto vinha contra ele, à frente de 400 homens. Soube também que Domingos Crescêncio, chefiando um outro grupo, partira de Jaguarã.o com o mesmo intento. Julgando difícil alcanç.ar a cidade de Rio Grande, dividiu a forç.a para melhor se esquivar e afinal transpô.s a fronteira do Estado Oriental, onde se internou.

Tanto legalistas como revolucionários, quando a sorte das armas nã.o os favorecia, ultrapassavam a fronteira, principalmente uruguaia, a fim de ganhar tempo e reunir novos meios.



相关文章


Expulsã.odoPresidentedeposto
其他语种:波斯语英文介绍
德语基本语音规则
德语故宫导游辞
Primeirochoques
2006年Recomeç.aaluta
德语导游辞-Bevö.lkerungsentwi
2006年世界语:谁是我的亲母?
德语应急口语--在街道上
澳大利亚华人论坛
考好网
日本华人论坛
华人移民留学论坛
英国华人论坛