Prisã.odeBentoGonç.alves

文章作者 100test 发表时间 2007:03:14 20:34:11
来源 100Test.Com百考试题网


Desejando restringir a atividade de Bento Gonç.alves, Bento Manuel lanç.ou-se contra ele. Foi, no entanto, obrigado a se retirar, porque o líder farroupilha estava em boa posiç.ã.o. Apesar disso, a situaç.ã.o foi-se tornando cada vez pior para Bento Gonç.alves. Vendo-se ameaç.ado de isolamento e sentindo a necessidade de juntar-se aos companheiros, resolveu voltar para a campanha e, na noite de 18 para 19 de setembro, iniciou o deslocamento. No dia 2 de outubro ocupou o morro do Fanfa na margem direita do rio Jacuí e a ilha do Fanfa, no mesmo rio.

Bento Manuel, que tinha indiscutível tino guerreiro, pressentiu a manobra e decidiu mover suas tropas, utilizando o transporte fluvial pelo rio Jacuí. Desembarcou em Triunfo e logrou isolar Bento Gonç.alves na ilha do Fanfa, em 3 de outubro de 1836. Gonç.alves, tendo por um lado as forç.as terrestres de Bento Manuel e por outro o vapor Liberal, a escuna Legalidade e quatro canhoneiras comandados pelo Chefe-de-Divisã.o John Pascoe Grenfell, tentou romper o cerco abrindo fogo contra os navios. Ao clarear do dia 4, Bento Manuel desencadeou o ataque, empregando dois grupamentos sob o comando dos Coronéis Gabriel Gomes Lisboa e Francisco Xavier da Cunha, com apoio da artilharia naval, que tomaram logo o morro e a ilha do Fanfa.

Bento Gonç.alves reconheceu que a derrota era inevitável, julgou que seriam inúteis mais sacrifícios e acabou rendendo-se, sendo levado para Porto Alegre, transferido depois para a Fortaleza de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e encarcerado no Forte do Mar, em Salvador, donde porém conseguiu escapar em 10 de setembro de 1837.



相关文章


Restauraç.ã.odePortoAlegre
德语会话基础:结识,介绍Bekanntschaft,Vorstellung
其他语种之芬兰语:芬兰文化芬兰美术
德语会话基础:祝愿Glückwünsche
Prisã.odeBentoGonç.alves
Fugadosrevoltosos
攻克德语语音难关
其他语种之瑞典语:瑞典文化北方七年战争
其他语种之瑞典语:瑞典文化斯特林堡
澳大利亚华人论坛
考好网
日本华人论坛
华人移民留学论坛
英国华人论坛