BATALHÃ.ODECAÇ.ADORES1

文章作者 100test 发表时间 2007:12:15 12:02:24
来源 100Test.Com百考试题网


  O 2º.Batalhã.o de Caç.adores da Corte, criado em 1822, passa, logo após a Independência, denominar-se apenas Batalhã.o de Caç.adores (1824), permanecendo no Rio de Janeiro, vindo a ser desativado (extinto?), em 1832.

  Dez anos após, esta unidade, vem a ser reativada, como 1º.Batalhã.o de Fuzileiros. Com esta denominaç.ã.o, em 1865, segue para o teatro de operaç.õ.es, no sul do Império, para integrar as tropas brasileiras que seguiriam para os campos de batalha da Tríplice Alianç.a.

  Como tropa embarcada, no navio Jequitinhonha, participa da maior batalha naval de nossa história militar, em Riachuelo, no rio Paraná.

  Como tropa de linha, participa de inúmeros combates: em Tuiuti, integrando a Divisã.o Encouraç.ada, comandada pelo Brigadeiro Antô.nio Sampaio. luta em Ita-Ivaté, Pikisiri, Itororó, Peribebui e Campo Grande. Nomes gravados em ouro em seu Estandarte de Guerra.

  Terminado o conflito, retorna para o Rio de Janeiro, passou a ser o 1º.Batalhã.o de Infantaria Pesada, denominaç.ã.o que permaneceu até 1888.

  Em 15 de novembro de 1889, no momento em que o Marechal Manoel Deodoro da Fonseca proclama a República, lá estava o 1º.Batalhã.o de Infantaria, no Campo de Santana, integrando as tropas que asseguraram aquele ato histórico.

  Nas reformas de 1908, três Companhias do 20º.Batalhã.o de Infantaria Ligeira, de Goiás, sã.o reunidas a outras três do 7º.Batalhã.o de Infantaria, vindas do Desterro, em Santa Catarina, sã.o incorporadas ao 1º.Batalhã.o de Infantaria, passando a constituir o 1º.Regimento de Infantaria, com sede no Rio de Janeiro. Isto posto, a nova organizaç.ã.o militar, oriunda do Regimento de Braganç.a, vem a herdar as tradiç.õ.es do 20º.Batalhã.o de Caç.adores, de Goiás, veterano da Guerra da Tríplice Alianç.a, participando do histórico episódio, imortalizado pelo Visconde de Taunay, em sua obra “A Retirada da Laguna”. Da mesma forma herdou as tradiç.õ.es do nã.o menos glorioso 7º.Batalhã.o de Infantaria, oriundo do 7º.Batalhã.o de Fuzileiros, do Desterro, veterano da Guerra da Tríplice Alianç.a, que se destacou na retomada de Uruguaiana e depois nos combates de Passo da Pátria, Estero Bellaco, Tuiuti, Potrero Obella, Taii, Estabelecimento, Humaitá, Itororó, Lomas Valentinas, Peribebui e Campo Grande.

  Terminada a guerra, permaneceu em território paraguaio como tropa de ocupaç.ã.o.

  Em 1897 vamos encontrar o 7º.Batalhã.o, na Campanha de Canudos, constituindo a vanguarda das tropas do Coronel Moreira Cesar e depois nas operaç.õ.es de cerco, integrando uma das colunas sob o comando do General Artur Oscar.

  As glórias do 1º.Regimento de Infantaria nã.o ficam por ai. Constituída a Forç.a Expedicionária Brasileira, para combater ao lado dos aliados na 2ª.Guerra Mundial, foi ele um dos três Regimentos integrantes da 1ª.Divisã.o de Infantaria Expedicionária. Combateu em Monte Castelo, no Vale do Rio Panaro, em Montese e no médio Panaro. Participou das operaç.õ.es finais para o corte da retirada da tropas alemã.s e italianas, no Vale do Rio do Pó.

  Em reconhecimento as suas tradiç.õ.es de glórias, em 1949, recebe a denominaç.ã.o histórica de “Regimento Sampaio”.

  Com as reformas de 1972, teve seu efetivo reduzido para apenas um batalhã.o, passando a denominar-se 1º.Batalhã.o de Infantaria Motorizado (Escola).

  Em 1995, o “Regimento Sampaio” foi mandado constituir a Forç.a de Paz da ONU (UNAVEM III), em Angola, Onde permaneceu até 1996.

  O “Regimento Sampaio”, é hoje um dos orgulhos da Infantaria brasileira. É. das poucas unidades do Exército Brasileiro cujo Estandarte ostenta a Ordem do Cruzeiro do Sul, que foi recebida em operaç.õ.es em terras paraguaias. Honraria concedida pelo Imperador D.Pedro II e recebida das mã.os do Comandante das Forç.as Brasileiras, Marquês de Caxias, em Tuiuti, em 15 de març.o de 1867.



相关文章


BATALHÃ.ODECAÇ.ADORES1
澳大利亚华人论坛
考好网
日本华人论坛
华人移民留学论坛
英国华人论坛