Incursã.oaSantaCatarina

文章作者 100test 发表时间 2007:03:14 20:33:59
来源 100Test.Com百考试题网


A guerra civil durava já cerca de três anos e meio, sem esperanç.a de conclusã.o. Nem os rebeldes venciam, nem os legalistas logravam dominá-los. O governo imperial mantinha a posse da capital da Província, da cidade de Rio Grande e das regiõ.es circunvizinhas. Assegurava também a livre navegaç.ã.o entre elas pela Lagoa dos Patos e preservava a ligaç.ã.o com o exterior, via marítima, pelo canal de acesso ao oceano, em Rio Grande.

Após a perda da capital, os revoltosos procuraram reconquistá-la a qualquer preç.o, nã.o o conseguindo. Tentaram também interceptar a navegaç.ã.o na Lagoa dos Patos. Para isso aceitaram os serviç.os do emigrado italiano Giuseppe Garibaldi, que tinha entã.o 26 anos e foi comissionado como Capitã.o-Tenente.

Os revolucionários dispunham de um estaleiro na barra do rio Camaquã., que foi duas vezes atacado pelas forç.as legais. Mesmo assim, Garibaldi conseguiu fazer incursõ.es pela Lagoa e apresar uma sumaca, aumentando a esquadrilha dos rebeldes. Resolveram também ampliar a base física da revoluç.ã.o e ganhar ligaç.ã.o com o Exterior, mediante a conquista de Santa Catarina.

David Canabarro foi designado chefe da expediç.ã.o terrestre, sendo que o primeiro objetivo deveria ser a vila de Laguna. Duas embarcaç.õ.es artilhadas - os lanchõ.es Rio Pardo e Seival - construídas sob a direç.ã.o do norte-americano John Griggs, foram levadas por Garibaldi do rio Capivari, tributário da Lagoa dos Patos, para a Lagoa Tramandaí, por via terrestre em cima de carretas puxadas por 50 parelhas de bois, e daí para o Atlâ.ntico. No oceano os barcos foram fustigados por forte ventania e o Rio Pardo naufragou. Mas Garibaldi nã.o desistiu. com o Seival atingiu Laguna participando do ataque a esta vila em 21 de julho de 1839. Canabarro conseguiu apoderar-se de Laguna e os revolucionários prosseguiram para o norte, ocupando Vila Nova, Imbituba, Imaruí e Garopaba.



相关文章


DerrotaemRioPardo
德语会话基础:问候,寒喧Begrüß.ungundErkundigung
其他语种之芬兰语:芬兰文化之战争
限时德语(一)“敝人以为”……德语意见表达式上
Incursã.oaSantaCatarina
其他语种之芬兰语:芬兰希伦佩简介
Restauraç.ã.odePortoAlegre
德语会话基础:结识,介绍Bekanntschaft,Vorstellung
其他语种之芬兰语:芬兰文化芬兰美术
澳大利亚华人论坛
考好网
日本华人论坛
华人移民留学论坛
英国华人论坛