DerrotaemRioPardo

文章作者 100test 发表时间 2007:03:14 20:33:51
来源 100Test.Com百考试题网


Apesar dos bombardeios de inquietaç.ã.o que se realizavam com certa freqüência, a guarniç.ã.o de Porto Alegre resistiu bem ao sítio. Em princípios de 1838 era a seguinte a situaç.ã.o dos rebelados: Bento Gonç.alves, em Viamã.o, comandava cerca de mil homens no assédio a Porto Alegre. Antô.nio Neto, em Bagé, tinha 400 soldados. Domingos Crescêncio, em Piratini, 600. Bento Manuel e David Canabarro, na campanha, 500. com outros contingentes espalhados pelo interior o efetivo totalizava pouco mais de 3 mil homens.

As forç.as legais guarneciam Porto Alegre. Rio Grande e Sã.o José do Norte. Algumas forç.as da Guarda Nacional encontravam-se na serra. As forç.as navais legalistas também operavam na área, de forma que o efetivo total das forç.as do Império era o dobro do que contavam os rebeldes.

O Marechal-de-Campo Antô.nio Elzeário de Miranda e Brito, Presidente da Província, vendo a dispersã.o das forç.as farroupilhas, concebeu o plano de atacar os sitiantes da capital antes que os chefes rebeldes conseguissem concentrar-se, interpondo-se entre eles. Para isso executou morosamente um amplo movimento desbordante pelo norte do rio Gravataí, mas os revolucionários, percebendo o perigo, retraíram-se, frustrando os planos do Marechal Elzeário. O sítio da capital foi suspenso por algum tempo.

Elzeário prosseguiu até rio Pardo e voltou a Porto Alegre, deixando naquela localidade o Marechal Barreto. Ao amanhecer de 30 de abril, Antonio Neto investiu contra a tropa do Marechal Mena Barreto, destroç.ando-a completamente.

O governo imperial determinou que Mena Barreto, Francisco Xavier da Cunha e Bonifácio Isas Calderón fossem submetidos a conselho de guerra pela derrota sofrida.

Apesar do desastre de Rio Pardo, Elzeário nã.o desanimou. Provido de reforç.os, decidiu, no começ.o de 1839, iniciar nova ofensiva contra os sitiantes de Porto Alegre. O plano, basicamente, era o mesmo do ano anterior.



相关文章


BarradoRioGrande
2006Períodocalmo
其他语种:阿拉伯国家概况
其他语种之芬兰语:芬兰文化之电影
DerrotaemRioPardo
德语会话基础:问候,寒喧Begrüß.ungundErkundigung
其他语种之芬兰语:芬兰文化之战争
限时德语(一)“敝人以为”……德语意见表达式上
Incursã.oaSantaCatarina
澳大利亚华人论坛
考好网
日本华人论坛
华人移民留学论坛
英国华人论坛