2006年考试之Oinício

文章作者 100test 发表时间 2007:03:14 20:35:01
来源 100Test.Com百考试题网


O período da Regência foi marcado por lutas apaixonadas, perturbaç.õ.es sociais e impasses político-partidários. As agitaç.õ.es propagaram-se ao Rio Grande do Sul, onde o espírito independente, altivo e patriótico do povo gaúcho nã.o admitia novas submissõ.es, mesmo indiretas, e terminaram por explodir na chamada Revoluç.ã.o Farroupilha.

Entre as causas mediatas do movimento destacou-se o descontentamento com a centralizaç.ã.o política e a exploraç.ã.o fiscal sobre os produtos da economia pecuarista. As mudanç.as de gabinetes ministeriais quase sempre provocavam a substituiç.ã.o de servidores destacados na Província, acarretando desordem administrativa. A própria escolha do Presidente da Província raramente levava em consideraç.ã.o os interesses locais. Por outro lado, interessados na manutenç.ã.o de preç.os baixos para os produtos sulinos, particularmente o charque consumido na alimentaç.ã.o dos escravos, os proprietários agrários do Sudeste, que exerciam influência sobre as decisõ.es do poder central, procuravam favorecer através de tarifas alfandegárias os mesmos produtos provindos da regiã.o platina, cobrando pesados impostos sobre a produç.ã.o do extremo sul do Brasil, prejudicando estancieiros, charqueadores e exportadores rio-grandenses, integrantes de oligarquias locais.

Como causas imediatas surgiram algumas decisõ.es tomadas em 1834 pelo Presidente da Província, Dr. Antô.nio Rodrigues Fernandes Braga (nomeado a 14 de fevereiro de 1834), como a de aprovar leis que sobretaxavam os campos e de criar um corpo militar ligado ao governo provincial. Além disso, o irmã.o do Presidente, Pedro Rodrigues Fernandes Chaves, irritou os gaúchos com suas atitudes prepotentes em defesa da política oficial.

No quadro da política local, nã.o podiam faltar as influências que provinham das Repúblicas vizinhas. Bento Gonç.alves era muito amigo de Lavalleja e seu compadre. Atuou, também, decisivamente o Conde Tito Livio Zambeccari que, egresso do norte da península italiana, homiziara-se naquela Província brasileira.

Dois chefes políticos - José Gomes de Vasconcelos Jardim e Onofre Pires da Silveira Canto - à frente de 200 cavaleiros, concentraram-se na regiã.o de Viamã.o e dirigiram-se à cidade de Porto Alegre, estacionando em 19 de setembro de 1835 perto do bairro da Azenha.

Cientificado do fato, o Presidente da Província mandou que se armassem a Guarda Municipal Permanente, o Piquete de Cavalaria de primeira linha (cerca de 70 homens) e a Companhia de Guardas Nacionais a cavalo. Como dispunha de pouca forç.a na capital, apelou a todos os cidadã.os para que se reunissem, armados, conseguindo juntar um contingente de cerca de 270 homens. Para coordenar as forç.as legais nomeou o Brigadeiro Gaspar Mena Barreto, pois o Comandante das Armas, Marechal Sebastiã.o Barreto Pereira Pinto, estava ausente. Foram logo guarnecidos três pontos considerados importantes: o Palácio do Governo, o quartel da Guarda Municipal e o Trem de Guerra (arsenal).



相关文章


德语应急口语--在街道上
2006年世界语:世界语预备教育的作用
Revolucionáriosapossam-sedePortoAlegre
德语应急口语--出入境时
2006年考试之Oinício
德语应急口语——在旅途中
2006年世界语:两只蝴蝶
德语指导:德语谚语
用葡萄牙语讲述历史8
澳大利亚华人论坛
考好网
日本华人论坛
华人移民留学论坛
英国华人论坛