Noiníciodareformamilitar

文章作者 100test 发表时间 2007:03:14 20:35:35
来源 100Test.Com百考试题网


Nos últimos anos da Monarquia, o Exército brasileiro se estagnara, sem renovar seu material e sem acompanhar a evoluç.ã.o dos métodos de combate resultantes das últimas guerras na Europa e em outros continentes. A elite militar esforç.ou-se para superar essa estagnaç.ã.o, mas nã.o obteve êxitos significativos. Pode-se mesmo assegurar que o desencanto do Exército com o regime monárquico foi um dos fatores que contribuíram para a proclamaç.ã.o da República. Nos primeiros anos do novo regime, embora os militares ocupassem a Presidência da República, nã.o houve melhoramentos nas Forç.as Armadas.

Por outro lado, a reforma de 1890, com o chamado Regulamento Benjamim Constant, continuou dando aos oficiais formaç.ã.o excessivamente teórica, faltando instruç.ã.o militar adequada. A Campanha de Canudos revelara graves deficiências na preparaç.ã.o militar da tropa. Os anseios de reforma na forç.a militar terrestre persistiam e pouco a pouco iriam concretizar-se. Assim, em fins do século passado, notou-se o início de um surto renovador, na gestã.o do Marechal Joã.o Nepomuceno de Medeiros Mallet no Ministério da Guerra. O Exército foi restruturado e o ensino nas escolas foi reorganizado. O Estado-Maior criado em 24 de outubro de 1896, ficou regulamentado em 6 de janeiro de 1899, instalado no dia 29, marco indelével de uma nova fase para o Exército, sendo propostas várias reformas nos mais diferentes setores. A defesa da barra do Rio de Janeiro foi modernizada. Destacou-se também o General Hermes da Fonseca com o impulso que deu à reforma militar. Como comandante do 4º. Distrito Militar, que abrangia a área do Rio de Janeiro, organizou grandes manobras militares na regiã.o de Santa Cruz, levando a tropa para a realidade da aç.ã.o em campanha.

Em 5 de setembro de 1906, o Exército criou a Confederaç.ã.o de Tiro Brasileiro que enquadrou os Tiros Nacionais que nasceram no Sul como resultado da Revolta Federalista. Antes do final desse ano de 1906, nasceu o Clube do Tiro Federal, no Rio de Janeiro, empregando fuzis de guerra. Esse Clube depois transformou-se no Tiro 7, sob comando do Primeiro Tenente Ildefonso Escobar, que cursara a Escola de Saint Cyr. Nesta mesma época, foi criada a figura do "voluntário de Manobras": seus integrantes adquiriam prática e compunham uma reserva. Em 1910, havia 10 mil atiradores em todo o Brasil.

Mais tarde, como Ministro de Guerra do governo Afonso Pena, Hermes da Fonseca colocou o Exército em moldes modernos e criou em caráter permanente as grandes unidades, entã.o representadas pelas chamadas brigadas estratégicas, tipo de organizaç.ã.o adequada à realidade brasileira dessa quadra – 1908-14. introduziu o serviç.o militar obrigatório pela Lei n° 1860, de 4 de janeiro de 1908, com base no artigo 86 da Carta Constitucional: "todo brasileiro é obrigado a prestar o serviç.o militar". modernizou o ensino militar. enviou três turmas de oficiais para estagiar junto ao Exército alemã.o (1906, 1908 e 1910).

Oficiais brasileiros em estágio na Alemanha-1911


相关文章


用葡萄牙语讲述历史4
在医院(imKrankenhaus)
2006年网上收听世界语广播
指导:开口说德语初级
Noiníciodareformamilitar
2006年世界语软件
2006年Missã.oindígena
德语会话基础:使用公共交通工具Benutzungderö.ffentlichenVerkehrsmittel
2006年延时发生(笑话)
澳大利亚华人论坛
考好网
日本华人论坛
华人移民留学论坛
英国华人论坛