用葡萄牙语讲述历史7

文章作者 100test 发表时间 2007:03:14 20:35:18
来源 100Test.Com百考试题网


CABANAGEM

Introduç.ã.o

O movimento conhecido como Cabanagem desenvolveu-se no Grã.o-Pará. os episódios principais deram-se na cidade de Belém e nos sertõ.es de Acará e de Cametá.

Os grandes espaç.os e a fisiografia hostil dificultaram o conhecimento da área norte do país e a civilizaç.ã.o ficou restrita às margens dos cursos dágua. O clima equatorial, quente e úmido, e a vegetaç.ã.o exuberante, dificultando os movimentos por terra, constituíram outros fatores que restringiram a conquista da regiã.o.

As ligaç.õ.es difíceis e demoradas com a capital do país levaram os portugueses a pretender, mesmo depois da Independência, manter o controle da área.

A foz do Amazonas apresenta especial importâ.ncia para o controle da regiã.o. os conquistadores compreenderam isto e procuraram construir ali fortificaç.õ.es e estabelecer povoaç.õ.es que garantissem a manutenç.ã.o do domínio.

A seguranç.a de Belém e das vilas próximas era motivo de preocupaç.ã.o para o Império, tanto quanto o extremo sul, em razã.o dos interesses estrangeiros.

A populaç.ã.o da Província, em meados de século XIX, era de cerca de 150 mil pessoas e constituída basicamente de mestiç.os e índios, com participaç.ã.o minoritária de brancos e negros. O mestiç.o, descendente de branco e índio, era o elemento ativo na vida provincial, caracterizando-se por seu temperamento calmo e franco e por sua devoç.ã.o religiosa. As condiç.õ.es de vida tornaram-no desconfiado, obstinado e deram-lhe sobretudo um sentimento de frustraç.ã.o ante o colonizador português, conquistador vitorioso, envolto em privilégios na ordem política e social e cheio de desprezo pela populaç.ã.o local. membro da minoria espoliadora capaz apenas de ver interesses pessoais e lucros financeiros.

As relaç.õ.es entre o nativo da regiã.o e o português eram tensas e os pontos de vista antagô.nicos e inconciliáveis.

Notícia da Abdicaç.ã.o chega a Belém.

As dificuldades de comunicaç.ã.o retardaram sobremodo a chegada de notícias da capital do Império à distante Província do extremo norte brasileiro. A notícia sobre a resoluç.ã.o de D. Pedro I que abdicava em favor do filho conheceu-se em maio, causando grande excitaç.ã.o popular a esperanç.a de que viriam melhores dias com o afastamento dos lusitanos.

Agitou-se principalmente a Câ.mara Municipal de Belém, e o Cô.nego Joã.o Batista Gonç.alves de Campos solicitou o afastamento do Comandante das Armas, Brigadeiro Francisco de Sousa Soares Andréa, por considerá-lo ligado aos interesses lusitanos, mas nã.o conseguiu obter seu intuito. Os portugueses, inconformados com a derrota e vendo seus interesses ameaç.ados, procuraram por todos os meios a manutenç.ã.o dos cargos, buscando, inclusive, o apoio da tropa.

Rebeliã.o do 24º. Batalhã.o de Caç.adores (BC).

Insufladas por elementos nativistas, as praç.as de 24º. BC, que entã.o tinha sede em Belém, revoltaram-se a 2 de junho de 1831 contra os superiores e o governo local, exigindo sua renúncia. A aç.ã.o imediata do Comandante das Armas, reunindo as unidades fiéis e adeptos civis, abortou o movimento, trazendo grande desalento às forç.as nativistas. A indisciplina porém persistiu, levando o governo provincial a aceitar a proposta de um português, Marcos Rodrigues Martins, para criar um corpo de guardas.

Deposiç.ã.o do Visconde de Goiana.

A Regência, em abril, determinou a substituiç.ã.o do Presidente da Província e do Comandante das Armas. O fato trouxe novas agitaç.õ.es ao Pará devido à pressã.o exercida pelos reinóis no sentido de que o Barã.o de Itapicuru-Mirim (Tenente-Coronel José Félix Pereira Pinto Burgos) permanecesse no cargo, evitando que assumisse o governo, temporariamente, o Cô.nego Batista de Campos, substituto legal.

Finalmente, em 16 de julho, chegaram as novas autoridades nomeadas. Eram o Dr. Bernardo José da Gama, Visconde de Goiana, Presidente, e o Coronel José Maria Silva Bitencourt, Comandante das Armas. Ambos eram brasileiros natos e conquistaram logo a simpatia dos nacionalistas, mas o Coronel Bitencourt deixou-se envolver pela política local, particularmente pelos lusos, e o Visconde de Goiana, aos poucos, viu-se desprestigiado, notadamente por sua postura liberal. As provocaç.õ.es lusas envolveram a tropa e, em agosto, os distúrbios se agravaram. As unidades militares rebeladas, com a conivência do Comandante das Armas, exigiram a renúncia do Presidente, que, com 18 dias de governo, embarcou para o Rio de Janeiro na fragata Campista, tendo os rebeldes colocado no governo o Dr. Marcelino José Cardoso, o mais antigo dos conselheiros, que determinou o exílio de vários nacionalistas, entre eles o do Cô.nego Batista de Campos (para Sã.o Joã.o do Crato), a quem de direito cabia o governo da Província.

Sangrento 16 de abril.

A necessidade de providências enérgicas no norte do país obrigou a Regência a escolher um liberal de grande talento e idéias avanç.adas - Coronel José Joaquim Machado de Oliveira - para a presidência da Província, o qual, com o objetivo de pacificar os â.nimos, autorizou o retorno dos exilados pelo governo anterior, inclusive o Cô.nego Batista de Campos.

Ao retornar do exílio, o sacerdote publicou um manifesto proclamando um governo autô.nomo, com a divisã.o do Grã.o-Pará em duas administraç.õ.es distintas.

Os meses finais de 1832 e os primeiros de 33 foram sombrios para a Província. As disputas políticas locais ampliaram-se com a nomeaç.ã.o dos novos Presidente e Comandante das Armas, respectivamente o Desembargador José Mariani e o Tenente-Coronel Inácio Corrêa de Vasconcelos, ambos identificados com os restauradores, apelidados de caramurus. A agitaç.ã.o culminou com violentos atritos entre liberais e conservadores, aqueles por insistirem em manter no poder Machado de Oliveira, estes para que Mariani assumisse. Mais uma vez as Forç.as Armadas foram envolvidas. A maioria das unidades colocou-se ao lado das idéias nacionalistas, defendidas pela corrente liberal, apoiando Machado de Oliveira, que, insistentemente, procurava soluç.ã.o legal para o impasse.



相关文章


用葡萄牙语讲述历史8
2006年世界语:疑义相与析
2006年世界语:你会使用连词“kaj”吗
常用德文短句1-招呼、問候
用葡萄牙语讲述历史7
用葡萄牙语讲述历史5
2006年世界语:鸭子
德语指导:德语短句
常用德文短句2-告別
澳大利亚华人论坛
考好网
日本华人论坛
华人移民留学论坛
英国华人论坛